Nunca falei sobre música nos meus blogs. Sei lá, música é um daqueles assuntos que não podem ser discutidos, porque opinião é igual c...u, cada um tem o seu, e se você gosta de dar a sua, eu não gosto de dar o meu... Respeito o gosto musical de todas as pessoas, mesmo daquelas que gostam de ouvir funk no dia a dia, como trilha sonora da vida.
Pois bem, dessa vez vou falar de música. Ninguém entende muito porque eu gosto de música country. Bom, vou explicar.
Tudo o que eu gosto na vida quero de saber de onde surgiu. Com o Senhor dos Anéis fui atrás da inspiração do Tolkien, e descobri a mitologia nórdica, com algumas histórias engraçadas e mais leves do que a mitologia grega. Com o strogonoff, descobri o uso de aguardente como tempero de carne (o strogonoff original era um monte de carne picada conservada em barris cheios de vodka e sal grosso para levar na guerra). Com o rock, descobri o blues e o country.
Ahn, perguntam os mais desavisados. Sim, o rock surgiu como uma mistura de blues e country. Os primeiros roqueiros da história eram cantores de country que aceleraram suas músicas. Um exemplo? Johnny Cash.
Johnny Cash cantava country, mas se aventurou pelo blues também, e nessas aventuras cantou músicas que eram os primórdios do rock.
Mas o country não é só isso, ele tem inúmeras vertentes, assim como qualquer ritmo musical, até o funk (funk melódico, charme, funk pancadão de bandido "tipo colômbia"). Uma dessas vertentes, que é uma das que eu mais gosto, é o bluegrass, que é o country puro, como era feito pelos cowboys originais no wild west. Aliás, cowboys esses que usavam o banjo e acordeon, instrumentos típicos irlandeses, motivo pelo qual o rock folk irlandês é tão parecido com um country punk... Viagem né?!
Bom, pra quem quiser curtir um country mais sério, segue uma música de um dos melhores CDs de country que eu tive o prazer de encontrar e baixar na net: Johnny Cash e Willie Nelson (esse não poderia ser mais nada se não fosse cantor country, até o nome combina) no VH1 Storytellers.
Abaixo, um vídeo do CD "Willie Nelson and Friends - Live and Kicking":
Enfim, espero que vocês gostem, mas se não gostarem, eu respeito! :P
2 comentários:
muito bom!! Bluegrass é maneiro,vou ver se vejo essas músicas quando a net colaborar.
depois coloca meu blog na sua lista ai:
http://nerdexplorador.blogspot.com
E tome poeira pra tirar dessa bagaça!!!
Curti o post e as musicas! Discordo levemente do strogonoff. Pelo que eu li, o Filé a Stroganov ( em referencia ao conde) era preparado sim, com a carne conservada em sal e dessalgada em vodka ( pra dar uma amaciada), visto que só o sal já mantém a carne em conserva e economiza no peso do barril na logística da guerra.
Voltando ao filé: vc pegada sua carne salgada, dessalgava ela em vodka ( ou cognac) cortava em tiras ( cubinho é coisa de boiola), refogava e adicionava leite talhado (azedo) com algumas ervas e cogumelos. Depois começou a putaria do creme de leite, ketchup (vai entender) e batata frita com arroz.
Hmm... deu fome.
Resumo da ópera: posta mais nessa porra! Saudade de ti, irmão!
Postar um comentário