quarta-feira, 11 de junho de 2008

Medo

Sempre penso em medos. Não sei porque, mas é um assunto que me faz pensar. Principalmente na evolução dos medos.

Hoje pensei em medo por causa do ônibus meio vazio indo até o Largo da Batata. Meio vazio pq além de mim e duas pessoas sentadas próximas ao cobrador, tinham 3 caras esquisitos na última fileira. Os 3 com roupa suja, meio velha, fedendo a tudo de azedo que possa existir. Pra piorar, falando alto, completamente "mano-maloqueiro-sofredor", e um, apesar de todos os avisos e do bom senso, fumando dentro do busão. Tenho todos os motivos do mundo pra ter medo né? Já fui assaltado, e cachorro mordido de cobra tem medo de linguiça.

Bom, esse medo me fez pensar em outros, e mais outros, e em como os medos de hoje são diferentes dos de antigamente. Dizem que os principais medos do ser humano são o do escuro, o de altura e o de cobras. Memória genética da época em que morávamos em árvores: medo de cair, medo do desconhecido e medo de um dos poucos animais que sobem em árvores, e ainda por cima, venenoso e silencioso.

Hoje será que esses medos ainda são válidos? Temos luz elétrica, moramos em apartamentos de cobertura, e temos soro antiofídico. Tá, td bem, a mordida da cobra dói, apartamento é mais seguro que árvore e a luz pode acabar... Mas concordam comigo que estes medos não tem mais tantos motivos?

O medo do desconhecido levava o ser humano a ter mais imaginação, como por exemplo, na idade medieval, ter medo de monstros, medo de navegar, medo de tudo o que a Igreja dizia que era pra ter medo.

Hoje a ciência explica tudo, o desconhecido de antigamente é conhecido hoje, e o desconhecido de hoje será explicado amanhã, então não precisamos ter medo. A ciência, assim como o dinheiro, move o mundo.

Mas os medos continuam, não é mesmo? O medo de ser mandado embora e ser mais um na fila dos desempregados! O medo de ser ruim na cama! o medo de não agradar na rodinha de amigos!

Os medos antigos eram curados com rezas e bençãos, com pajelanças e simpatias. E os medos de hoje? O medo do desemprego, que gera stress, é curado com calmante. O medo de ser ruim na cama, com viagra e similares, mas este também gera stress, então é bom tomar um calmantezinho! O medo de não agradar na rodinha, é curado com psicologia, mas se gerar um stress emocional, vale tomar aquele calmante também!

Ou seja, antigamente as pessoas conviviam com seus medos, até que com um placebo, uma pílula de farinha, uma "magia" que lhes enganava, dizendo que estavam curados, e, diante da forte crença que tinham nisso, os medos e doenças de fundo psicológico passavam!

Enfim, será que não estamos nos drogando demais por problemas de menos? O pior é que tomar tantos remédios destrói o fígado, o que levaria aquela pessoa com medo de doença, o famoso hipocondríaco, a chegar ao seu pior destino!

Será que não podemos conviver com nossos medos? Medos não são ruins, nos ajudam a viver. Nos mostram nossos limites. Lógico, medo demais atrapalha, como tudo o que é demais na vida.

Medo de ficar desempregado? Esforce-se mais, ou pense pelo lado positivo: mudar de empresa e expandir horizontes é sempre bom! Medo de ser ruim na cama? Que tal primeiro ir e deixar a outra pessoa dar uma opinião? Medo de não ser aceito na rodinha de amigos? Faça novos amigos!

Se não pudéssemos conviver com nossos medos, provavelmente não estaríamos vivos, porque não respeitaríamos nem aquela que é a única certeza que temos na vida: a morte!

Medo de ser assaltado no busão meio vazio? Esconde o Ipod!

3 comentários:

Anônimo disse...

Engraçado como vc sempre consegue me fazer sorrir quando leio seu blog. Menos naquela poesia abaixo...
Vou fazer do seu blog meu elixir diário.

Se cuida!
Beijos!

Joking Joker disse...

Eu tenho medo de certos medos. Se for falar em medo, tenho medo de ir para São Paulo e dar tudo errado, mas não desisto to com isso na cabeça e vou... a razão de ter medos e temores é que temos de ser fortes para enfrenta-los, menos o medo do ônibus que pode ser meio complicado né... adoro os seus posts Théo =D

Novidade... adivinha o que eu comprei hoje... os 3 livros do D&D 4 edição. Abraçus .o/

Ps.: To Criando o nosso blog de histórias .o/

Anônimo disse...

hauahuahauhah
esconde o Ipod!
louco!
Adorei o tema do post! *-*
;****